novembro 16, 2011

1753: é a data da moeda. um achado.


o encontro com o nosso passado monetário foi de christian da silva abreu, e que faz 22 anos no próximo dia 30 de novembro. operário da construção civil há sete anos, abreu guarda como relíquia uma moeda antiga e dois vasos(sem registro histórico), encontrados durante escavação no centro comercial de belém, precisamente rua 13 de maio, a dois metros de profundidade, trabalho realizado em 2008. 
 

a peça(moeda), apesar do tempo, ainda mantém suas características originais, como data, coroa portuguesa e o escrito brasil. equivale a 10 réis e é de cobre. as moedas fabricadas em lisboa, direcionadas ao brasil e semelhantes à produção brasileira(casa da moeda da bahia, decreto 8 de março de 1694), datam do decreto de 12 de setembro de 1748. pelo visto, a moeda relíquia de christian abreu, é de fabricação portuguesa. você já imaginou o que temos de história no subterrâneo do centro comercial de belém? e por incrível que nos pareça, já está na superfície(ou sempre esteve?).
 
 

novembro 04, 2011

Andrei Miralha: Primeiro Álbum Brasil 1500 - Segredo de Estado



Oi Cris, olha só, neste sábado estou viajando, com meu amigo Otoniel Oliveira (parceiro, mais uma vez, neste projeto) para São Paulo em virtude do lançamento, pela Devir, do primeiro álbum de quadrinhos da série Brasil 1500, com três volumes ao todo. 

O projeto foi idealizado em 1992, pelo empresário paulista Fábio Fonseca, um apaixonado por história, que teve a ideia de fazer um filme para comemorar os 500 anos de descobrimento do Brasil e chegou até a alugar um escritório na Warner para produzir o filme, mas devido muitas dificuldades em captar toda a verba para o que seria uma grande produção com viagens em alto mar, palácios, caravelas e grande elenco, acabou retornando ao Brasil e resolveu transformar aquele roteiro em histórias em quadrinhos depois que viu uma matéria sobre o álbum de quadrinhos Galvez, O Imperador do Acre (produzido em 1999 e lançado em 2004) do quadrinhista paraense Miguel Imbiriba, em que trabalhei como ilustrador assistente.

O quadrinho mostra as aventuras e desventuras de Gonçalo, um contador de histórias, que por salvar a vida do mapista da corte de Dom Manoel I, acaba vindo na esquadra de Cabral rumo ao descobrimento do Brasil até a posterior viagem às Índias, antes de retornarem a Portugal. A série é marcada por espionagens, grandes batalhas e pelo romance de Gonçalo com Jandaíra, além de contar com personagens históricos com Pedro Alvares Cabral, Vasco da Gama, Pero Vaz de Caminha, dentre outros.

O primeiro álbum Brasil 1500- Segredo de Estado, será lançado nesta segunda, 07 de novembro, no Edifício Sede da FIESP, na Av. Paulista, às 19h. O lançamento em Belém ainda não tem data marcada, mas assim que tiver, te aviso.

Bjs.

Andrei Miralha
////



Conheça o Andrei Miralha [por cá]