setembro 23, 2012

a pessoa e o autor: no caso dos pseudônimos



imagem: cris moreno
com dois livros lançados, sendo um de poesia e o segundo, citações de vários autores, como políticos, profetas, atores, cantores, filósofos.... com página própria[por cá] e muito material [por lá], enzo carlo barrocco é pseudônimo de efraim manassés pinheiro, 52, paraense de tracuateua. enzo ou efraim, escreve desde 1984, com várias poesias publicadas nos jornais da cidade, incluindo-se o já extinto jornal a província do pará.




Eternidade

Teu rosto no vitral, a chuva e a luz
que escorrem lentamente dos meus olhos
ganham a eternidade nos refolhos
destes versos, desesperadamente, azuis

Nos vitrais, muito embora, embaçados
vê-se ainda o contorno do teu rosto,
é urgente o sorriso anteposto
rente aos teus olhos desolados.

Nas linhas arqueadas destes versos
ponho lume e pedra, cataclismo;
tenho subjúdice o histerismo

com o qual me diluo e me disperso;
entretanto, vou ter sempre em mim imerso
o teu rosto inteiriço de lirismo.


in Paisagem Amazônica e outras paisagens, Enzo Carlo Barrocco, 2009, Clube de Autores.

o autor também é contista, cronista e pesquisador literário, visitando vários gêneros poéticos, como o soneto, o poema livre, o poetrix, a trova e o hai-kai.

enzo carlo barrocco é o escritor, mas, para o efraim pinheiro, a pessoa, é fã literário de machado de assis e eça de queiroz( o crime do padre amaro já leu cinco vezes e o primo basílio, três). 'melhor ler duas, três vezes um livro interessante, que tentar um que não gosto', revela.

o projeto imediato de enzo barrocco, o escritor, está na produção da segunda edição do paisagem amazônica.... atualizada, motivado com a primeira esgotada, e vendida a 35,00 reais. 'o caminho hoje é a internet. o livro impresso vai continuar, é claro, não tem como tirá-lo de rota', declara enzo.

conversar com a pessoa e o autor, transforma-se em uma dupla jornada. não concordas? quando é um ou outro, cabe a você, perceber, tão somente. o enzo está na resenha de livros, películas, canções, poesias, contos.... e o efraim, bem, é o amigo de trabalho, de todos os dias.

entrevista concedida na biblioteca da cultura, em 04/07/2012.


registro: andarilhos culturais


o departamento de jornalismo da rádio cultura(rede cultura de comunicação), recebeu no início deste mês(05/09), a visita da jornalista colombiana sandra milena casallas diaz(29) e do músico e restaurador argentino josé damian abillera(30). o casal está divulgando nos países de américa latina os projetos da fundación la idea nueva.
 
visitam escolas estaduais e trocam correspondências entre os estudantes de diversas localidades do continente. o objetivo central é a educação pela paz e entraram no país via manaus, amazonas. já estiveram no paraguay, argentina, uruguay, colombia, venezuela, chile e ecuador.