novembro 29, 2013

fábula chinesa:

O pintor de fantasmas (Han Feizi)
 
Um dia o príncipe de Qi chamou um dos pintores que estavam trabalhando para ele.
- O que é mais difícil de pintar?
- Cachorros e cavalos são os mais difíceis.
- E o que é mais fácil?
- Fantasmas e monstros - disse o artista. - Cachorros e cavalos nos são familiares. A toda hora vemos um, seja de dia, seja de noite. Porém, é difícil pintá-los do jeito que eles são. Já os fantasmas e monstros não têm uma forma definida, e ninguém nunca os viu. Por isso são mais fáceis de serem pintados.
 
nota de rodapé:
Fábulas chinesas / organização e tradução Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz, Porto alegre, RS: L&PM, 2013.

novembro 25, 2013

Unama sediará Fórum sobre a construção da Amazônia


Dica do jornalista Eduardo Rocha, colunista da página.

Com o tema "“Amazônia: Sujeitos e Predicados - Diversidades, Identidades, Linguagens, Memórias”, o XIX Fórum Paraense de Letras, da Universidade da Amazônia (Unama), será aberto às 19 horas desta terça-feira(26), com programação até o dia 28 abordando a construção de significados por meio de linguagens utilizadas por comunidades tradicionais e urbanas na região e por quem observa a Amazônia a partir de outras realidades no Brasil e no exterior. Uma das atrações do Fórum será a participação do escritor amazonense Milton Hatoum na conferência de abertura do evento. 

novembro 09, 2013

Andes: Colombia es el invitado de la sexta edición de la Feria Internacional del Libro de Quito


Colombia es el invitado de honor a la sexta Feria Internacional del Libro (FIL) de Quito 2013, que se llevará a cabo del 22 de noviembre al 1 de diciembre en el Centro de Convenciones Bicentenario (antiguo aeropuerto). En la feria de Quito se hará una exhibición dedicada a la literatura de Gabriel García Márquez, 30 años después de que el autor de Cien Años de Soledad recibió el Nobel de Literatura, informó Juan David Correa, coordinador de la Cámara colombiana del libro, quien estuvo presente en el lanzamiento realizado en el Ministerio de Cultura de Quito. (por cá)